sábado, 31 de março de 2007

Pequena surpresa

Todos os dias faco uma pequena caminhada nos arredores do instituto. Nao costumava fazer isso, mas com o clima agradavel de primavera e flores pipocando por todo lado, nao posso deixar de registrar com meus olhos e, se possivel, com minha camera, essas belezinhas do Japao.
Eis que andando pelo bosque ao lado do instituto, reparei uns pequenos objetos alaranjados no meio da serrapilheira. Agachei-me para ver o que era.

Olhem as belezinhas que encontrei! Duas flores de 2-3 cm de diametro floresciam de um ramo que se esgueirava entre as folhas secas. Os ramos eram delgados e com espinhos, e as folhas pequenas e lustrosas tinham as bordas em um delicado zigue-zague.

Fui pesquisar o nome das belezinhas e tive outra surpresa, ou sera melhor dizer decepcao? O nome dela em japones e kusaboke, onde kusa e erva, e boke, ate onde eu sabia, significava bobo, tonto, avoado, lele da cuca... Como alguem poderia dar um nome desses a uma coisinha tao bonitinha? Quem deu esse nome e que deve ser um BOKE... mas olhando os ideogramas entendi que o significado era bem diferente (木 arvore; 瓜 melao). O nome cientifico Chaenomeles significa melao (ou maca) de espinhos. Dizem que os frutos tem um aroma muito bom, assim como o seu parente, o famoso karin. Nao vejo a hora de ve-los para postar as fotos, mas ainda vai demorar. Aguardem!



Chaenomeles japonica    草木瓜 (くさぼけ kusaboke)
Tsukuba, Japan March 27, 2007

Tsukuba, Japan March 29, 2007

Nenhum comentário: