domingo, 4 de maio de 2008

Ojizou-san, o espelho da alma humana

Ojizou-san (お地蔵さん)são estátuas de pedra comumente encontradas no Japão, seja nas metrópoles ou no interior. A maioria deles lembra a imagem de uma criança, e até são adornados com babadores. Dizem que os ojizou-san são algo como os anjos da guarda do mundo ocidental, pois tomam para si o sofrimento e a dor das crianças para protegê-las.

Choukouji (長興寺-ちょうこうじ) é um pequeno templo no interior de Ibaraki, em Kasumigaura, perto de Ishioka, rodeado de ojizou-sans de todo tipo. O templo é pequeno e simplório, mas cheia de uma magia misteriosa de raízes profundas na cultura e folclore japonês. É como se fosse um elo perdido entre o céu e a terra, um portal para uma outra dimensão.

Um senhor japonês esculpia as estátuas quando visitei o templo. Aí perguntei-lhe o que os ojizou-san representavam, ou se tinham algum siginificado. Ele respondeu: ¨Eles são o que você enxerga neles e o que você sente ao vê-los. Eles não representam uma pessoa específica, mas pessoas que todos nós encontramos por aí, ao longo de nossas vidas.¨ Entendi, então, que os ojizou-san são imagens do cotidiano. É como se cada estátua capturasse uma cena, seja de alegria, de dor, ou de humor da vida terrena humana.

Se você for ao Choukouji, entenderá o que quero dizer, pois cada uma das talvez centenas de ojizou-san ali presentes parece inspirar-nos de uma maneira diferente, trazendo à tona sentimentos um tanto quanto bucólicos e familiares, que podem te fazer rir, pensar ou até chorar.

Mais do que anjos protetores, os ojizous-san passaram a ser, para mim, espelhos da alma humana.







Site em japonês sobre o Choukouji:
http://www.rekishinosato.com/chokouji.htm

Mapa de acesso pra o Choukouji:
http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&q=%E3%81%8B%E3%81%99%E3%81%BF%E3%81%8C%E3%81%86%E3%82%89%E5%B8%82%E4%B8%AD%E5%BF%97%E7%AD%91&um=1&ie=UTF-8&sa=X&oi=geocode_result&resnum=1&ct=title

Nenhum comentário: