quinta-feira, 20 de março de 2008

Ume Matsuri - Kairakuen

Kairakuen (偕楽園), na provincia de Ibaraki, juntamente com o Kenrokuen (兼六園), em Ishikawa, e Korakuen (後楽園), em Okayama, sao os tres jardins mais famosos do Japao. Sao todos jardins centenarios tipicamente japoneses, cada qual com os seus atrativos.
O Kairakuen e famoso pelo "Ume Matsuri", o festival de florescencia da ameixeira japonesa. Sao mais de 1000 ameixeiras de diversas variedades que colorem o jardim em matizes roseos que vao do branco ao carmim intenso em meados de marco. A florescencia do ume e tao bela quanto a do sakura e marca o inicio da primavera no Japao. (saiba como distinguir o ume, o momo e o sakura na proxima postagem)




Apesar da florescecia ainda estar apenas no inicio ("nibuzaki" -二部咲き- 20% da floracao total), tive sorte de ir ao Kairakuen no dia 3 de marco, que e o "Hinamatsuri" (ひな祭り), o Dia das Meninas. Nessa epoca, muitas casas enfeitam a sua entrada com bonecos tipicos, pedindo que as filhas realizem um bom casamento no futuro. No Kairakuen, algumas meninas visitavam o jardim em kimono, e enfeites tipicos de papel flutuavam na pequena lagoa.



Barco de papel com um casal de noivos, adornado com flores de "nanohana" (菜の花 - flor de nabo) e "momo" (桃- flor de pessego).

Uma espiadela no pique-nique.






Como numa estampa de kimono.




Mapa do Kairakuen
O Kairakuen fica em Mito, capital de Ibaraki. Confira a metamorfose da paisagem desse jardim e arredores ao longo do ano atraves da camera ao vivo numero 1 (http://www.ntt-east.co.jp/ibaraki/kao/#) .

2 comentários:

frdd disse...

Ola, Nhoquinha!ヽ('ー'#)/ Hello!☆
Achei seu blog muito interessante e resolvi comentar!rs.

Eu tambem estou no Japao, mas nunca tive a oportunidade de ir para os lados de Ibaraki.
So pelas fotos ja deu vontade de ir conhecer! (゚∇^d) Otimo!

Se tiver um tempinho, venha me visitar, ok?Ficarei bem contente!
O meu cantinho e:
http://ganbareni.blogspot.com/

Uma otima terca-feira pra vc!
Abracos, Nina.マタネッ(*^-゚)/~Bye♪

frdd disse...

Oi, Nhoquinha!Como vai?
Quero lhe agradecer pela visita ao meu cantinho!Fiquei bem feliz!
ヾ(〃^∇^)ノわぁい♪
Espero que continue postando!
Ah!Posso te linkar la no meu cantinho?

Otimo Golden Week!
Abracos, Nina.